sexta-feira, 30 de maio de 2008

Curso de Web Design


No mês de Fevereiro me inscrevi num curso de Web Design na escola Fernando Soluções em Informática na cidade de Pilar do Sul – SP. Trata-se de um curso profissionalizante na área de design onde aprenderei HTML, Flash, Dreamweaver, e Front Page que são requisitos importantes que todo designer de web tem que saber. Esse curso tem a duração de 1 ano sendo que a carga horária do curso é de 1,5h e eu realizo as aulas aos sábados. Por ser um curso de duração de 1 ano e eu tenha começado no começo deste ano, eu ainda estou concluindo e por isso não tenho certificado do curso. Na minha opinião é um excelente curso onde eu aprendo muito sobre a produção de websites, que é uma área muito rica. O curso é apostilado e as aulas são sempre teóricas e práticas, sendo o professor muito bom, pois mostra que domina mesmo a matéria, além de ser atencioso e explicar muito bem. Eu não vejo nenhum ponto negativo em relação a esse curso uma vez que só me trará benefícios e enriquecerá ainda mais o meu currículo.

Filme - Speed Racer


O filme trata-se de um garoto chamado Speed Racer (Emile Hirsch) que sempre adorou o mundo das corridas, principalmente devido ao seu irmão, o lendário piloto Rex Racer cuja morte em uma das corridas mais perigosas do mundo deixou um legado que Speed tenta preencher e com isso, Speed sempre teve o sonho de ser piloto como o irmão. O tempo passou e Speed Racer se tornou um dos melhores pilotos do mundo, e ajudou muito a empresa de corridas da família. Certo dia o milionário dono da Royalton Industries, empresa concorrente da sua família, fez uma proposta para Speed correr por ela, mas Speed a recusou e isso enfureceu o maníaco dono da companhia que lhe contou um terrível segredo: algumas das maiores corridas do circuito estão sendo arranjadas. Se Speed não correr para a Royalton, a Royalton assegurará que o Mach 5 (carro do Speed) nunca mais atravesse uma linha de chegada. O único jeito de Speed salvar o negócio de sua família é se unir ao rival Corredor X (Matthew Fox) e vencer The Crucible, um ralí que atravessa o país e desafia a morte, a corrida que tomou a vida de seu irmão. Por fim, Speed não só vence o rali mas também a principal corrida: O Grand Prix, e com isso os magnatas que arranjavam as corridas de carros são presos e Speed prova então ser o melhor piloto do mundo.
Eu particularmente achei um filme muito bom, com cenários futurísticos em 3D e os efeitos especiais são fantásticos, porém, várias vezes eles exageram nos efeitos especiais causando um visual muito psicodélico que chega a doer os olhos ao ver certas cenas.

Filme - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal



Sinopse: A nova aventura começa no deserto em 1957 - o auge da Guerra Fria. Indy (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escaparam por pouco de um encontro com nefastos agentes soviéticos em um campo de pouso remoto. Agora, o Professor Jones voltou à sua casa na Universidade Marshall – apenas para descobrir que as coisas foram de mal a pior. Seu amigo e reitor da escola (Jim Broadbent) explica que as ações recentes de Indy o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando a universidade para que o demita. Ao deixar a cidade, Indiana conhece o rebelde jovem Mutt (Shia LaBeouf), que tem enorme desprezo pelo arqueólogo, mas também uma proposta: Se ele ajudar Mutt em uma missão com razões extremamente pessoais, Indy pode deparar-se com um dos maiores achados arqueológicos de todos os tempos: A Caveira de Cristal de Akator, um lendário objeto de fascinação, superstição e medo. Mas conforme Indy e Mutt partem para os cantos mais remotos do Peru - terra de tumbas ancestrais, exploradores esquecidos e uma suposta cidade de ouro - eles rapidamente percebem que não estão sozinhos em sua jornada. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e devastadoramente bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal, que eles acreditam que ajudará o império soviético a dominar o mundo. Indy e Mutt precisam encontrar uma maneira de enganar os soviéticos, seguir a impenetrável trilha de mistério, enfrentar inimigos e amigos de moral questionável e, acima de tudo, impedir que a poderosa Caveira de Cristal, caia nas mãos erradas.

Tirado de: http://www.cinemacomrapadura.com.br/filmes/2077/indiana_jones_e_o_reino_da_caveira_de_cristal_(indiana_jones_and_the_kingdom_of_the_crystal_skull_2008)


O Filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é o 4° filme da série Indiana Jonas de Steven Spielberg. Na minha opinião é um excelente filme, cheio de ação e aventura do começo ao fim, muito bem escrito e dirigido, e os efeitos especiais são realmente fantásticos, porém, um único ponto negativo é que é um filme meio “forçado” no sentido de que por exemplo o protagonista principal leva muitos tiros dos inimigos e nenhum o acerta, os personagens caem de três cachoeiras e não sofrem nem ferimentos, sem contar que o Indiana Jones sequer perde seu chapéu, mas fora esses pontos é um filme muito bom que agradou a toda a crítica e eu recomendo a todos.

Curso Ampliando Fronteiras: O Multilateralismo e a Crise Social


Durante o período de maio, eu participei do Programa Ampliando Fronteiras da Universidade Anhembi Morumbi que se trata de um projeto que visa o aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional e pessoal de quem o faz.
O curso é gratuito e pode ser feito por qualquer aluno da Universidade, mas infelizmente só é permitido fazer dois cursos por semestre. Outro dos cursos por mim escolhidos foi: O Multilateralismo e a Crise Social que possui a carga horária de 20 horas/aula. Esse curso explica as relações entre países, o papel da ONU, e os desafios do multilateralismo a partir da conferência feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O curso abrangeu vários temas como: Geo-Política; O papel dos Estados-Nação e a Soberania; Implicações do 11 de setembro e da Guerra do Iraque nas Relações Internacionais; As novas regras do Mercado de Capitais; A manutenção da Ordem Mundial; e Futuro da Democracia. Os grandes pontos positivos de ter feito esse curso, é que eu aprendi várias passagens importantes da história mundial, aprendi sobre política, sobre as posições dos países perante as guerras, perante a hegemonia dos países mais desenvolvidos, etc. O único ponto ruim do curso, é que como o curso é voltado também à política, em alguns momentos eu achei um pouco cansativo, já que esse é um tema que não me agrada muito. Outro ponto negativo é que o certificado de conclusão do curso demora muito para ficar pronto, pois há uma burocracia de solicitar o certificado, pagar uma taxa, e ainda ter que esperar para recebê-lo em casa pelo correio e por isso ainda não tenho o certificado, como já havia ocorrido no post em que eu falei do outro curso que eu havia feito, mas mesmo assim, foi um curso muito interessante. Para mais informações sobre os cursos acesse: www.anhembi.br/ampliandofronteiras

Curso Ampliando Fronteiras: O Som como (P)Arte da Narrativa



Durante o período de maio, eu participei do Programa Ampliando Fronteiras da Universidade Anhembi Morumbi que se trata de um projeto que visa o aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional e pessoal de quem o faz.
O curso é gratuito e pode ser feito por qualquer aluno da Universidade, mas infelizmente só é permitido fazer dois cursos por semestre. Um dos cursos por mim escolhidos foi: O Som como (P)arte da Narrativa que possui a carga horária de 20 horas/aula. Esse curso explica o quão importante é o uso correto do som e da trilha sonora nas narrativas, filmes, novela, teatro, entre outros, e nos dá exemplos em que o som realmente se encaixa com a narrativa causando um impacto pro expectador, e também, quando o som não bate com a narrativa o que produz uma certa frustração para quem assiste. Um grande ponto positivo de ter feito esse curso, é que eu aprendi a importância de um som em uma narrativa, e utilizando esses conhecimentos adquiridos, saberei usar melhor a música em um projeto de web site por exemplo, o que é importantíssimo na minha carreira como designer. Infelizmente como dito acima só podia escolher dois cursos por semestre e, outro ponto negativo, é que o certificado de conclusão do curso demora muito para ficar pronto, pois há uma burocracia de solicitar o certificado, pagar uma taxa, e ainda ter que esperar para recebê-lo em casa pelo correio e por isso ainda não tenho o certificado. Mesmo com esses pequenos contras, foi um curso muito bem aproveitado e bem interessante. Eu recomendo. Para mais informações acesse: www.anhembi.br/ampliandofronteiras

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Visita a Gráfica Pilar







No dia 23 de maio visitei a gráfica Pilar na cidade de Pilar do Sul – SP. Essa gráfica não é de fato grande e nem possui uma grande sede nem uma apresentável estrutura, pelo contrário, é realmente pequena e não tem quase nenhum recurso se tratando de máquinas, impressoras e computadores o que da até a impressão de ser uma gráfica de “fundo de casa” o que é um grande ponto negativo. Porém, assim como em outras visitas às gráficas que eu já fui, sempre tem seu lado positivo, e mais uma vez aprendi coisas importantes, mesmo que poucas, mais que ajudarão na minha futura formação como designer.










terça-feira, 27 de maio de 2008

Visita a Gráfica Castanho





No dia 23 de Maio, eu visitei a gráfica Castanho Artes Gráficas que se encontra na cidade de Pilar do Sul - SP. Trata-se de uma gráfica pequena que não possui grande estrutura e nem uma grande instalação, são poucos os funcionários que trabalham lá, e possui poucas variedades de impressoras e máquinas gráficas o que pode-se considerar como pontos negativos. Porém, apesar de ser bem pequena e não possuir grandes recursos, é uma gráfica muito boa, mesmo que para trabalhos pequenos como panfletos, flyers, convites, entre outros, o atendimento é excelente, e o que se nota é a força de vontade e a capacidade que a gráfica tem para se tornar grande um dia. Eu achei uma visita muito produtiva e agradável, pois, mesmo sendo bem humilde, eu aprendi muita coisa proveitosa sobre impressões, impressoras, e sobre os tipos de papéis utilizados e isso eu considero um grande ponto positivo.

Filme - Homem de Ferro



Sinopse: Após sofrer um acidente, o bilionário inventor Tony Stark (Robert Downey Jr.) cria uma armadura de ferro para mantê-lo vivo. Com o sucesso de seu invento, ele decide usar a alta tecnologia de sua armadura para combater o crime nos Estados Unidos.

É um filme de ação tirado da revista de história em quadrinhos “O Homem de Ferro” criado por Stan Lee, no qual um homem bilionário (Tony Stark) que produz armas é seqüestrado e, para manter-se vivo, ele cria uma armadura que o permite escapar de seu cativeiro, no entanto, a armadura é destruída. Quando volta a sua casa, Stark percebe a destruição e o sofrimento que as armas que ele próprio produzia causava no mundo, então resolve fazer uma nova armadura muito mais poderosa e eficiente e então, e começa a combater o crime nos EUA, porém, algumas pessoas dentro de sua empresa tentam impedir já que isso ia atrapalhar os ganhos da empresa.

Ponto Positivo: É um filme muito legal que possui efeitos especiais muito bons onde se nota que foram feitos por profissionais mesmo da área. É um filme de alta qualidade com uma visualização perfeita. Para os fãs de HQ, esse filme é um “prato cheio”.

Ponto negativo: Na minha opinião os produtores economizaram um pouco nas cenas de ação, poderia haver mais cenas, porém esse é um pequeno detalhe que não tira o brilho desse ótimo filme.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Visita a Nacbrás Máquinas Gráficas






No dia 12 de abril, visitei as dependências da Nacbrás Máquinas Gráficas em Sorocaba-sp. A Nacbrás é uma empresa que produz máquinas gráficas. Dentro da empresa, há um grande número de máquinas de todos os tipos e tamanhos como, por exemplo: impressoras off-set, flexográficas, impressoras simples e muitas outras que são usadas nas impressões gráficas de todos os tipos de papéis. O que mais impressiona, é a tecnologia usada para a fabricação dessas máquinas, já que a empresa dispõe-se de computadores muito sofisticados, uma grande quantidade de funcionários, e vários outros meios para o desenvolvimento dessas máquinas que muitas vezes são exportadas para países como: Portugal, Chile, Venezuela, Turquia, Rússia, entre outros. Contudo, foi uma das visitas técnicas mais interessantes que já fiz uma vez que foi muito produtivo e me proporcionou mais conhecimento sobre máquinas gráficas. Para conhecer mais acesse: www.nacbras.com.br



Ponto Positivo: Como dito acima, foi uma das visitas técnicas mais interessantes, pois aprendi como são feitas e projetadas as máquinas gráficas, vi máquinas de vários tipos e tamanhos que jamais sabia que existiam, e também aprendi sobre os vários tipos de impressoras e como elas são feitas e como elas atuam.

Ponto Negativo: Um único ponto que eu considerei negativo na visita, foi que pelo fato de ser uma empresa que produz máquinas gráficas, eles não atuam como uma gráfica propriamente dita, ou seja, não fazem impressões nem nada do que uma gráfica faria, eles simplesmente produzem as máquinas e impressoras que serão utilizadas pelas gráficas. Contudo, isso não tira nem um pouco o mérito da empresa que faz um trabalho excelente na criação e projeção dessas máquinas.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Visita a Gráfica Nacprint

No dia 19 de abril, eu visitei a gráfica Nacprint Gráfica Ltda situada na cidade de Sorocaba-sp. Essa é uma empresa de grande porte em produtos gráficos e por isso tinha uma grande sede. Dentro das instalações da gráfica pude notar a grande quantidade de máquinas gráficas que a empresa possui. Tinha máquinas de todos os tipos e tamanhos que imprimem desde panfletos, notas fiscais, cartões de visita, até grandes cartazes, folders, e lambe-lambes. Infelizmente não era permitido fotografar dentro da gráfica por motivo pessoal deles, porém eu ainda consegui tirar algumas poucas fotos alegando que era um trabalho de faculdade e eu precisava de fotos. Por fim, foi uma visita muito interessante onde eu pude conhecer mais sobre a gráfica, as máquinas, o modo de trabalhar dos funcionários, como eram feitas certas impressões, etc.

Ponto positivo: Essa visita técnica foi muito importante, pois conheci diversos tipos de máquinas gráficas que eu não conhecia, aprendi como são feitas as impressões, etc e com isso, pude melhorar meus conhecimentos nessa área do design que eu acho bem interessante também que é o design gráfico.

Ponto negativo: Infelizmente o ponto negativo foi não poder tirar fotos dentro da gráfica, sendo que só consegui tirar fotos de algumas máquinas, pois aleguei que era para um trabalho de faculdade.

Filme - Treinando o Papai (The Game Plan)



Sinopse: Rico, famoso e bem-sucedido, o jogador de futebol americano Joe King tem tudo, menos uma família. Considerado um dos solteiros mais cobiçados do momento, ele sente que algo falta em sua vida que nem ele sabe direito o que é: talvez ganhar um campeonato ou quem sabe ter pessoas ao redor para amar e se preocupar. Uma reviravolta em sua rotina acontece quando Peyton, uma garotinha de 7 anos, chega para uma visita. A menina se declara filha do atleta e veio para ficar em sua casa, afinal a mãe, ex-esposa do jogador, estará viajando durante as quatro próximas semanas. Logo ela está mexendo em tudo e tomando o tempo do pai, que nunca soube sobre a existência dela. Tudo se complica ainda mais quando os eventos sociais e profissionais tomam a agenda de Joe King e ele não sabe o que fazer com a garotinha. Com a ajuda de sua empresária Stella, muitas confusões estão por vir com a chegada da criança, que o coloca em várias situações inesperadas.



O filme trata-se da história de um famoso jogador de futebol americano Joe King (Dwayne "The Rock" Johnson) que ama curtir a vida e sua riqueza, mas que de repente descobre que tem uma filha Peyton (Madison Pettis) do antigo relacionamento e a garotinha então passa a viver com ele. Ao longo do filme Joe King e Peyton aprendem a conviver com suas diferenças, e o jogador entende que há coisas de maior importância na vida como ser pai. É um filme cujo gênero é comédia, além de tratar de futebol americano também. É um filme agradável de assistir cujo maior objetivo é nos ensinar que há coisas mais importantes na vida do que bens matériais, já que o filme nos faz dar mais valor às pessoas que amamos principalmente nossa família.

Ponto positivo: Além de ser um filme bastante engraçado, uma coisa que eu achei muito legal é a de passar que há coisas mais importantes que os bens materiais, e o filme nos ensina a dar mais valor a nossa família como eu citei acima. Isso é algo muito importante que é difícil ver em filmes hoje em dia e por isso citei aqui como ponto positivo. E também é de se elogiar a atuação da pequena atriz Madison Pettis que não se intimidou e esbanjou carisma e talento em seu papel.

Ponto negativo: Apesar de me fazer rir, é um filme q usa e abusa de clichês e pode até decepcionar quem vai no cinema em busca de alguma novidade. Vale salientar também que o ator "The Rock", assim como em todos os outros filmes que ja fez, faz o estilo durão que lhe é característico. Fora esses pequenos detalhes, é um ótimo filme.

Super-Herói - O Filme


Sinopse: Após ser picado por uma libélula geneticamente alterada, Rick Riker ganha habilidades sobre-humanas. e decide então usar seu superpoderes para o bem e transforma-se em: O Libélula. Seu caminho cruza com o supervilão: Ampulheta que usa seu poder para roubar a fonte de vida das pessoas na sua busca incansável pela imortalidade.

O filme Super-herói – o filme, é uma comédia ao estilo “Todo Mundo em Pânico” ( aliás, são dos mesmos produtores) que trás paródias de filmes como: X-man, Harry Potter, Batman, O Quarteto Fantástico, etc, e de grandes personalidades como Nelson Mandela e Dalai Lama, mas principalmente do filme O Homem Aranha no qual todo o filme é baseado.

Ponto Positivo: No meu ponto de vista o filme é muito engraçado, a paródia feita com o Homem Aranha é muito boa o que tornou o filme divertido e muito bem produzido. É uma ótima comédia pra quem gosta de filmes deste tipo.

Ponto Negativo: Por se tratar de um filme de comédia, há muito poucos efeitos especiais presentes nesse filme, e também o roteiro do filme é bem simples e tosco já que foi praticamente inteiro baseado no Homem Aranha com algumas pequenas modificações somente.

Faces Contemporâneas


Esta foi uma palestra que eu fui do evento Faces Contemporâneas realizada no dia 11 de março de 2008, Arte e Tecnologia - Pensando o Contemporâneo apresentada pela Profª Rachel Zuanon e também pelo Prof. Paulo Antonio Carvalho Costa.

A palestra tratou na maior parte dos trabalhos realizados pela Profª Rachel Zuanon que nos explicou que para todo o projeto, é necessário uma metodologia, ou seja, todo um estudo e uma pesquisa para que se consiga o resultado e o trabalho seja concluído de forma precisa. Por fim, o Prof. Paulo Antonio Carvalho Costa apresentou alguns trabalhos de artistas que usam a interatividade em seus trabalhos, como por exemplo Jeffrey Shaw.



Ponto positivo: Esta palestra foi muito interessante uma vez que a mesma nos ensinou muita coisa sobre a metodologia de pesquisa em um trabalho de design e além disso o Prof. Paulo Antonio Carvalho Costa falou de trabalhos em que os artistas usam a interatividade e ainda citou o artista Jeffrey Shaw que é justamente o artista que eu estou trabalhando no meu Projeto Interdisciplinar.

Ponto Negativo: Apesar da palestra ter sido muito proveitosa, em algum momento ela ficou monótona já que a Profª Rachel Zuanon começou a falar da formação de dançarina dela, coisa que eu achei que não teve muito a ver com a palestra afinal de contas ninguém queria saber se ela é formada em dança ou não né! Um outro ponto negativo é que o Prof. Paulo Antonio Carvalho Costa não teve muito tempo para falar já que a A Profª Rachel Zuanon tomou maior parte da palestra e com isso ele não conseguiu passar tudo o que ele pretendia e eu gostaria de tê-lo ouvido falar mais a respeito do assunto, uma vez que seria de suma importância para a realização do meu Interdisciplinar.